sábado, 20 de novembro de 2010

A disseminação da Educação Ambiental em forma de notícia

São 10 anos de um novo século e como estamos lidando com a “sustentabilidade” em nosso planeta? Depois de tantos encontros nacionais e internacionais; de relatórios sobre aquecimento global; muita discussão, algumas ações e a NOSSA PARTE enquanto cidadão individualista, egocêntrico e até mesmo desligado!?!

Então, num recorte mais didático, cito a Educação Ambiental – que por sinal é lei -
 e completou 11 anos no mês abril deste ano. Face a essa aplicabilidade, às vezes, me pego pensando sobre como estamos no avanço da disseminação de informação para a crítica e, logo, ação, a favor do ambiente como um todo: conosco, com a natureza, com a cidade, com todos?

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, Cap. I, Art. 1º, 1999).


Hoje lembrei de um programete que fazíamos enquanto equipe do radiojornal universitário Uniderp Notícias, o Minutos da Ciência. Gostava muito de produzi-lo, por este motivo, vamos revivê-lo aqui nestes audiocasts e, quiça em 2011, praticá-los em escolas públicas no cone sul do estado de Rondônia, como projeto de extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Vilhena. Vamos torcer para que nossas crianças e adolescentes produzam bastante para nosso blog audio e, mais do que isso, que estes estudantes possam se tornar cidadãos críticos e mais ativos nestas questões.


Ao som de Minutos da Ciência (Evelyn Morales e André Lima)

Minutos da Ciência - Aquecimento global


(...)

Minutos da Ciência - Tecnologias para os carros do futuro



(...)


Minutos da Ciência - Desmatamento na Amazônia I



(...)



Minutos da Ciência - Desmatamento na Amazônia II


(...)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comunicação e educação juntas: por quê não?!

Palavras da coordenadora do III Salão da Iniciação Científica na Educação Básica na escola Joaquim de Lima Avelino, em Ouro Preto do Oeste, professora Denise Verônica de Andrade.



A experiência da palestra sobre comunicação na escola Joaquim de Lima Avelino, durante o III Salão da Iniciação Científica na Educação Básica em Ouro Preto do Oeste, serviu para fortalecer minhas convicções sobre a interface comunicação e educação.

Fotos: Weskley (EEEFM Joaquim de Lima Avelino) e Evelyn Morales
Evelyn e a equipe de professores e gestores da EEEFM Joaquim de Lima Avelino


Particularmente e preconceituosamente mesmo, pensava em não ver no interior de Rondônia tantas boas perspectivas para um avanço tão rápido da aplicação das mídias na escola como vi durante o evento citado.

Surpreendente e encantadora. Essas duas palavras são o resumo do que pude presenciar na prévia da mostra dos trabalhos de professores e alunos da escola de Ouro Preto; e mais, surpreendente e incentivador. Sim...incentivo que todas as escolas necessitam para a promoção de práticas voltadas à análise crítica das mídias e sua utilização na escola, não apenas como uma mero recurso pedagógico, como bem destaca Marciel Consani na obra Como usar o rádio em sala de aula (2007). Promover também a interpessoalidade solidária do saber entre educadores, estudantes, pais, gestores e comunidade do entorno escolar, como enfatiza Marcos Baltar em Rádio Escolar – letramentos e gêneros textuais (2009) ao levantar a tratativa das responsabilidades deste setor no país.


Enfim...estou muito feliz com isso. Sei que uma opinião sofista sobre o assunto não é tão relevante, mas, é isso, estou muito feliz com tudo isso!

Abraços fraternos a todos

Ao som de Juventude e vida (Tim e Vanessa)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudantes de Ouro Preto discutem iniciação científica no ensino básico

O termo iniciação científica casaria bem mais com universidade, mas em Ouro Preto do Oeste, município a 330 km de Porto Velho, estudantes da escola estadual Joaquim de Lima Avelino mostram que é no ensino básico que se aprende e aplica os primeiros passos do mundo da pesquisa científica.

Com o tema “Aprender a aprender”, o III Salão de Iniciação Científica na Educação Básica começou na terça (9) e segue até quinta-feira (11) com palestras, apresentação de artigos científicos produzidos por alunos dos ensinos fundamental e médio da própria escola.

Texto e fotos: Evelyn Morales

Uma das coordenadoras do evento, professora Denise Verônica de Andrade, explica que esta é uma maneira de preparar os alunos para que saibam, conheçam e vivenciem a produção científica antes de cursar o ensino superior. “Eles estão empolgados com toda a produção que envolve pesquisa de diversos assuntos relacionados às disciplinas, em suas respectivas séries. Ao final, eles produzem vídeos, roteiros e impressos com as informações estudadas, além de comunicarem esta atividade através da elaboração de um artigo científico”, explica Denise.

Na noite de abertura, a professora da Evelyn Iris Leite Morales Conde, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, ministrou uma palestrante sobre a importância de saber se comunicar na escola ao utilizar as mídias no processo de ensino-aprendizagem. “Renomados autores destacam que a tecnologia da informação e comunicação são importantes aliadas na produção diferenciada de conhecimento, e foi isso que levantei na palestra para que os professores e alunos saibam do valor de suas produções na escola Joaquim de Lima”, enfatizou Morales, que também atua como bolsista-pesquisadora do programa Mídias na Educação em Rondônia.

O auditório da escola ficou lotado com a participação de alunos, pais, professores e convidados que ficaram entusiasmados com a apresentação dos projetos que foram desenvolvidos este ano. Cada professor responsável mostrou os principais objetivos de cada trabalho aplicado.


As atividades do III Salão de Iniciação Científica continuam nesta quarta (10), a partir das 19h, com oficinas e a palestra “A importância da formação continuada do profissional da educação para melhoria da qualidade da Educação Básica”, ministrada pelo secretário-adjunto do Ministério da Educação, Francisco Fernandes; e na quinta (11), às 19h, com apresentações do posters elaborados pelos estudantes iniciadores científicos da escola.



Ao som de Across the universe (The Beatles)

domingo, 7 de novembro de 2010

Nada vai mudar meu mundo...

Você já encontrou seu par?
Una os universos, mas não tente mudá-los.


Aumenta o som:


(...)


Words are flowing out like endless rain into a paper cup,
They slither wildly as they slip away across the universe.
Pools of sorrow, waves of joy are drifting through my openedmind,
Possessing and caressing me.
Jai guru deva. Om.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Images of broken light which dance before me like a millioneyes,
They call me on and on across the universe.
Thoughts meander like a restless wind inside a letter box,
They tumble blindly as they make their way across the universe
Jai guru deva. Om.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Sounds of laughter, shades of love are ringing through my openedears
Inciting and inviting me.
Limitless undying love, which shines around me like a millionsuns,
And calls me on and on across the universe
Jai guru deva. Om.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Nothing's gonna change my world,
Nothing's gonna change my world.
Jai guru deva...

Ao som de Across the Universe (The Beatles)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nós que aqui estamos por vós esperamos!

Interessante um relato do aluno de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tales Rangel, na passada Jornada da Comunicação do Dejor...ele me fez lembrar da primeira vez que assisti ao vídeo de Marcelo Masagão "Nós que aqui estamos por vós esperamos". Quando fiz Tele I, na cadeira da profa. Dra. Gladis Linhares, este filme me fez refletir sobre tantas inutilidades da minha vida, mas...inutilidades muito importantes, como bem expôs Masagão nesta grande obra. Paradoxal, não!?
Neste mês de novembro, resolvi visitá-los...????...visitá-los, quem, cara-pálida? Eles quem nos visitam. 
Que estejam na LUZ!


Texto e fotos: Evelyn Morales
 Libertam-se...

...sEM culpa...não EM vão... 

...VÃO... 

 ...eles SE vão...

 ...eLes se vÃo...

...a ceRa tamBém!



Ao som de Angel (Jimi Hendrix)