quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

#2012 O ano da Tela Verde em Vilhena

Olá galera! Por intermédio do queridíssimo Dennis Vendrúsculo (via ONG Beija-Flor) vamos nos empenhar no apoio ao projeto TELA VERDE. Que todas as forças da natureza nos ajudem!


The Windmill Farmer from Joaquin Baldwin on Vimeo.

"Everynight I go looking for you
Everyone in the world adores you
A little pocket of something kind
To find your reason
Coming up and it everyday for
Look at me and it's what I stay for
A little locket of fantasy
That we believe in"


AUMENTA O SOM
Warlocks (Red Hot Chilli Peppers)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Galeria de Projetos Ambientais em Vilhena

Um evento cheio de histórias para contar. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zilda da Frota Uchôa realizou na última quinta-feira (01) a II Galeria de Projetos 2011. O evento reunião diversas exposições com resultado de quatro grandes projetos que a escola desenvolve com o tema meio ambiente. A organização envolveu estudantes de todas as séries, professores e gestores que estiveram a frente das ações de desenvolvimento sustentável local.


Na abertura, um grupo de alunos enterrou uma caixa com vários bilhetes com mensagens relacionadas ao que gostariam de ver acontecer na escola ou na cidade de Vilhena dentro de cinco anos. Somente em 2016 a espécie de cápsula do tempo será desenterrada e aberta para que os alunos comparem o que está escrito nos recados e que, de fato, venha a ser concretizar.A exposição foi montada no prédio da Escola Técnica Estadual, anexo ao Zilda da Frota Uchôa e estava dividida entre os projetos “Verde que te quero verde”, “Reciclar no presente para viver no futuro”, “Música na escola” e “Água: escola e ambiente”. Todos os projetos contêm subunidades que forma expostas com produtos naturais, cartazes, vídeos, bancas de exposição de plantas e compostagem, artesanatos, música ao vivo e jogos matemáticos recicláveis.



Conheça os projetos – Há 11 anos, a Escola Zilda da Frota Uchôa trabalha com o “Verde que te quero verde”, com objetivo de formar cidadãos conscientes quanto à preservação ambiental, com oficinas práticas de adubagem, plantação de mudas nativas, reciclagem e aprendizado alternativo nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A coordenadora Ana Néri Custódio Assis explica que o projeto foi tão bem aceito pelos estudantes e professores que acabou se dividindo em quatro subunidades: “Compostagem”, com o aprendizado sobre o reaproveitamento do lixo orgânico; “Farmácia viva”, que através do trabalho de professores de Ciências ensina aos alunos como identificar e nomear ervas, e além do aspecto científico, também acompanhar o crescimento das plantas e armazená-las em potes recicláveis de garrafa pet ou caixas de leite ou suco.
No segundo projeto, “Reciclar no presente para viver no futuro”, os estudantes participam da “Matemática com jogos lúdicos”, em que aulas de reforço são ministradas com brinquedos educativos de números e contas com material reciclável; há ainda o auxílio à Língua Portuguesa com oficinas de contação de histórias, além do subprojeto “Recicloteca”, criado para aproveitar materiais reciclados na confecção de artesanatos criativos e alternativos; finalizando o segundo projeto da escola, há ainda a “Gincana Ecológica” realizada em sete anos consecutivos, com finalização sempre na Semana do Meio Ambiente. Nesta gincana, os alunos participam de várias atividades competitivas durante 40 dias em busca de um único objetivo: conscientização sobre a preservação do planeta Terra.

Ainda no rol de projetos do Zilda da Frota Uchôa, uma terceira ação mobiliza a comunidade escolar de uma maneira divertida e cultural. São realizadas oficinas de violão piano, técnicas vocais e teclado gratuitamente.
Finalizando a mostra, houve a exposição dos primeiros resultados da subunidade “Água: escola e ambiente”. Este quarto projeto ultrapassa os muros da escola, com visitas a sete rios de Vilhena, e envolve disciplinas como Biologia, Língua Portuguesa, Geografia, Sociologia, História e Artes, para que os participantes tenham várias noções do ambiente. O projeto está em andamento e tem como objetivo o levantamento interdisciplinar sobre os rios que nascem na cidade.
Quer saber mais: EEEFM Zilda da Frota Uchôa - Av. Benno Luiz Graebin, 5900, Jardim Eldorado, Vilhena/RO Diretora: Jucely Martins das Neves/ Vice: Antônio Carlos Nogueira (3322-8921)
 
Fotos: Evelyn Morales

...a long, long time ago...

De volta!

"...close your eyes and see the skies are falling..."

Ao som de The sky is fallin' - QOTSA