segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como usar algumas TICs na escola

A cartilha de Tecnologias na Escola, do Instituto Claro e Fronteiras do Pensamento, é um excelente recurso nas mãos dos professores interessados na aplicação de TICs no ambiente de ensino-aprendizagem

Com a ênfase em "como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem", a cartilha de Tecnologias na Escola pode ajudar e muito à compreensão de "mídias locativas" aplicadas em várias disciplinas em sua escola, além de conhecer o modo como podem ser utililzadas.

No conteúdo da cartilha, o Instituto Claro, com a parceria do "Fronteiras do pensamento", fez questão de exemplificar algumas ações e conceituar diversos ícones das tecnologias atuais, como por exemplo os buscadores da web. Sensacional!

A espécie de guia tem em sua apresentação vários questionamentos: "Podemos melhorar a Educação ou necessitamos transformá-la? Estamos alcançando a inclusão da escola brasileira na cultura digital? Ela se transforma como legítima instituição da nova Sociedade do Conhecimento?"

E quem acredita nisso, coloca a mão na massa e manda ver para a resposta: SIIIMMMM!


Para obter a cartilha, acesse este link: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf

Todo o material tem o seguinte crédito:


FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

Planejamento Cultural

Telos Empreendimentos Culturais

Produção Executiva

Pedro Longhi

Coordenação

Michele Mastalir

Consultor Acadêmico

Donaldo Schüler

Equipe

Francisco de Azeredo
Juliana Szabluk
Sonia Montaño
Suzana Guimarães

Assessoria de Imprensa

Nave Design e Assessoria de Comunicação

Comunicação

Backstage

Agradecimento

Ana Fagundes – SMC
Carlos Alexandre Netto – UFRGS
Cleci Jurach – SMED
Sandra de Deus – UFRGS
Sérgius Gonzaga – SMC


Um excelente estudo!
Ao som de Princesa (Ludov)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Confissões de uma criancida* no Intercom Norte

A tarde salvou minhas percepções sobre o Intercom Norte 2012. Foi doce para a criançona aqui. Gostei demais do que conversamos, debatemos, trocamos de experiências. Blz, 10!

Hoje, no Intercom Norte 2012, na Universidade Federal de Tocantins - UFT, as discussões no DT/IJ "Interfaces" foram muito proveitosas. Lembrei de estudos do mestrado e que me fizeram repensar tantas possibilidades que estamos deixando de mostrar, publicar, divulgar, mesmo na simplicidade!!!

Os acadêmicos da iniciação científica são muito espertos e interessados, porém, em pequeno número. Cada trabalho mais interessante que o outro. Fico imaginando o dia de uma maior interação entre os estudantes das universidades do Norte, pois percebo que a região tem certas peculiaridades fascinantes de pesquisa. Envolvê-los desde cedo pode contribuir para uma outra formação no Jornalismo: empenho na pesquisa na Amazônia. Sobre a Amazônia. Da Amazônia. E para tod@s.

Foi isso: Mídia locativa, Jornalismo Comparado, Análise do Discurso, natureza, esporte, TICs, Educomunicação... Muito bom mesmo! Ficamos muito felizes com a contribuição da profa. Maria Ataíde Malcher (UFPA), sempre atenta e crítica. Isso é muito valoroso.

E vamos em frente, Nortão! Rumo à consolidação de nossos trabalhos. O caminho não é nada fácil, mas é preciso buscar forças para continuar as pesquisas, as extensões, as experimentações. A região precisa e merece essa atenção, além de ter um riquíssimo conteúdo a ser explorado para o bem!

* criança crescida hehehe

Ao som da musiquinha tema da novela das 20h ou das 21h ????  ôiôiô...ôiôiô... hehehe

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Infância é tema de Seminário em Vilhena

“Revisitando a Infância: Cultura, Cotidiano e Sociabilidade”. Esse é o tema principal do I Seminário sobre a Infância, que acontecerá de 15 a 18 de maio durante a programação do III Seminário Interno do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Vilhena. Os eventos são organizados pelo próprio GEP, Departamento de Ciências da Educação (DACIE), Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria Municipal de Educação de Vilhena (SEMED).   

O objetivo do evento é “fomentar o debate sobre a infância a partir da análise e da reflexão acerca dos processos constituintes dos referenciais científicos a despeito dos olhares sobre a criança, a infância e o universo infantil; além de apresentar os projetos vinculados ao Grupo de Estudos Pedagógicos”, explica a professora Renata Aparecida Carbone Mizusaki, membro da comissão organizadora e responsável pelo GEP.

Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de projetos de integrantes do GEP, exibição de filme para debate e conferência. Entre as temáticas programadas para discussão estão “Criança e mídia”, “Experiências dos saberes sobre a infância”, “Políticas de educação para a infância”, “Crianças e adolescentes: sujeitos de direitos e deveres” e “Infância em cartaz: leituras dos espaços cotidianos pela ótica da criança”.

As inscrições vão até 11 de maio e deverão ser efetuadas no próprio DACIE na UNIR. As vagas são limitadas ao público-alvo: pesquisadores, acadêmicos da Unir de demais instituições de ensino superior, professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A participação no evento é gratuita e haverá certificado de 40 horas para os participantes em período integral.

Mais informações enviar e-mail para deped@unir.br ou pelos telefones 3321-3072 ou 3321-3957.

Fonte: Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP/UNIR/Vilhena)

terça-feira, 8 de maio de 2012