quinta-feira, 7 de outubro de 2010

I Encontro da História da Mídia da Região Norte

Esclarecedor e muito esperado. Assim poderia ser definido o primeiro dia do I Encontro da História da Mídia da Região Norte, pelo fato de ter se passado uma década de eventos promovidos pela Alcar – Associação de Pesquisadores da História da Mídia - em todos os cantos do país, menos na ala Norte.
Descaso? Falta de produção científica localizada? Falta de apoio? Poucas instituições interessadas? Talvez a resposta seja única: comprometimento local para encarar este desafio.

A responsabilidade de reunir estudiosos e o acate à prerrogativa de que a região Norte também faz parte do contexto histórico no que diz respeito à comunicação, aos processos midiáticos, são joias de expressivo quilate. Poderia então tal região produzir, e mais, mostrar à comunidade científica e em geral - fora do eixo Amazônico - suas pesquisas e o que a mídia tem a contar com auxílio da voz de quem a viu, ouviu, quem a acompanhou, quem ajudou a inserir conteúdo, quem recebeu suas informações, enfim. Já estava na hora desta organização. Já é hora dessa união a favor da história da mídia na região Norte.

Na cerimônia de abertura do evento, que aconteceu no histórico 7 de outubro de 2010, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e  Arte – CUICA, auditório integrante da Universidade Federal do Tocantins – UFT, em Palmas, estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da mídia local puderam analisar a importância do resgate e registro histórico midiático da região.

Compondo a mesa, reitores da UFT e Unitins, coordenadores do evento e do curso de Jornalismo da Federal, representação da Alcar e a conferencista da noite, profa. Dra. Dulcília Buitoni, que falou sobre Memória, espaço e mídia, temática central do encontro.

Nas palavras de Buitoni “falar de mídia é falar de tempos pessoais, tempos culturais”, referindo-se a preocupação imediata da região Norte em ter encontrado sua proposta para começar a mostrar esta história, destes tempos que já existiam, das pessoas que já movimentam a mídia há muitos anos nesta localidade. A professora foi além ao indicar que a inovação pode estar sim no passado, e assim, gerar bons frutos de ideias suplantadas há muito. “É preciso valorizar o contexto das culturas e das pessoas. Historizar a oralidade, o que quem viveu tem para contar”, destaca a conferencista que é integrante da primeira turma de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP de 1970.

Antes da fala da Dra. Buitoni, o reitor da UFT, o prof. Dr. Alan Barbiero citou a escola de Frankfurt, e assim, traçou um momento histórico importante no processo da crítica da comunicação de massa ao falar sobre a manipulação midiática no contexto histórico da Alemanha nazista. “É interessante observar, perceber a relação entre os meios de comunicação, a sociedade e a história”, arremata Barbiero.

Na mesma linha de raciocínio, a coordenadora do evento, profa. Dra. Edna Melo Silva, enfatizou a reunião de grupos de pesquisas de todas as universidades da região Norte para compilar informações, gerar dados, estimular a troca de experiência e saberes com o intuito de fortalecer a pesquisa da mídia regionalmente. “Temos que fazer uma conexão com o que desenvolvido na região Norte; e não é porque o Tocantins é um estado novo, que não há história. Há e assim, tomamos como um desafio este encontro”, pronuncia Dra. Edna, que segue as considerações para a presidente da Alcar, profa. Dra. Marialva Barbosa, que expõe a satisfação do Tocantins ter aceitado a missão deste encontro, destacando a jovialidade do estado e o paradoxo na relação história e tempo de vida do local.

O evento segue na sexta-feira, 8 de outubro, com apresentações de artigos científicos, que são classificados em Iniciação Científica (acadêmicos) e Grupos de Trabalhos (pesquisadores e professores); e antes, com a mesa-redonda sobre Memória da mídia da região Norte com a participação de Netília Seixas (UFPA), Edileuson Almeida (UFRR), Fátima Roriz (OJC) e Marluce Zacariotti (UFT)

A Universidade Federal de Rondônia – UNIR também participa do evento, com a apresentação do artigo Rádio de poste em Rondônia: o fuxico eletrônico ultrapassa seis décadas no ar no GT História da Mídia Sonora, de autoria da profa. Me. Evelyn Morales.

O evento encerra com a mesa-redonda sobre Espaço da mídia na região Norte com representantes das entidades participantes.


Ao som de CHARLIE (Red Hot Chili Peppers)


Nenhum comentário: