domingo, 8 de novembro de 2009

A viagem da educação!

Antes, em um tempo distante, pensava que a educação era sinônimo de:

a) Meu pai me dando umas palmadas para eu dizer: “por favor e obrigada”

b) Minha professora me obrigando a decorar a conjugação do verbo ser, no futuro do subjuntivo...(urgh!)

c) Minha vô, velhinha, costurando a roupinha do meu bonequinho “Tião”, informando o passo-a-passo da costura

Coisas desse tipo, em que sempre há alguém que transmite a informação e outro para aprender. Mas hoje os tempos são outros. Os mecanismos de informação e, logo, para a educação também são outros!!!

Nesta semana, tive o prazer de passar um pouco do que aprendi ao longo da faculdade, dos programas de extensão, atualizações, pós-graduação aos que ainda acreditam na educação e fazem dela um instrumento humanitário e fonte de cidadania nesta sociedade que pouca a valoriza.

Essa educação, em que Paulo Freire elevou à formação da consciência. Essa educação que ganha uma nova batalha ao conseguir a reinserção de disciplinas de Sociologia e Filosofia ao currículo escolar do Ensino Médio...muitos anos depois de usurparem o direto do conhecimento do pertinente conteúdo de EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política Brasileira).

Nesses seis dias de viagem pelo interior de Rondônia, passando por cada pólo do programa de pós-graduação Mídias na Educação, nas Representações de Ensino de Jí-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e também na capital, Porto Velho, foi possível perceber que, de fato, o “tempo não pára, não pára, não, não pára!” (CAZUZA, 1989).

O “Mídias” está aí! Um programa do Ministério da Educação com o objetivo de inserir as mídias (rádio, TV, internet...) no processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas. Em Rondônia, a primeira turma – ou dita por alguns cursistas como piloto, cobaia – tem se empenhado para compreender a valorização de aulas com a utilização destas mídias, e assim, disseminar o saber com apoio de recursos que arrebanham massas; massas que tanto carecem de conteúdo educativo, elaborado e com a participação efetiva da escola.

Vamos ajudar no que for preciso, sempre! Acreditando que a Comunicação pode ser um grande aliado no processo de informação e formação de um cidadão mais participativo e consciente de seu papel na sociedade.

Muito obrigada profa. Hercília, professores formadores Guiomar (Jipa), Zilda (Rolim), Rafael (Vilhena) e Ariádne (Porto Velho) pelo convite e confiança em meu saber a ser disseminado aos perserverantes da educação pública de Rondônia!

Ouça no volume máximo: O tempo não pára (Cazuza)


Rádio Açai.com (Porto Velho, 07 nov. 2009)


Elaboração de produto radiofônico (Porto Velho, 07 nov. 2009)


Rádio Educação em Ação (Vilhena, 05 nov. 2009)


Dona Norma, Adriel, Tiana e Jane (Vilhena, 05 nov. 2009)


Rádio Utilidade Pública (Rolim de Moura, 04 nov. 2009)


Rádio Notícia da Hora (Rolim de Moura, 04 nov. 2009)


Rádio Educamais (Jí-Paraná, 03 nov. 2009)


Rádio Musical Gospel (Jí-Paraná, 03 nov. 2009)
 

Um grande e saudoso abraço a todos os professores cursistas do Módulo Rádio - Oralidade Mediatizada do Mídias na Educação!!!


Um comentário:

ariádne Joseane disse...

Olá Profª! Nós também acreditamos na educação pública brasileira e ficamos felizes com o momento de compartilhamento que vivenciamos no último sábado (07/11). Muita saúde e sucesso na sua carreira profissional. Bjss!!!!!!!! (Ariádne)