sábado, 20 de novembro de 2010

A disseminação da Educação Ambiental em forma de notícia

São 10 anos de um novo século e como estamos lidando com a “sustentabilidade” em nosso planeta? Depois de tantos encontros nacionais e internacionais; de relatórios sobre aquecimento global; muita discussão, algumas ações e a NOSSA PARTE enquanto cidadão individualista, egocêntrico e até mesmo desligado!?!

Então, num recorte mais didático, cito a Educação Ambiental – que por sinal é lei -
 e completou 11 anos no mês abril deste ano. Face a essa aplicabilidade, às vezes, me pego pensando sobre como estamos no avanço da disseminação de informação para a crítica e, logo, ação, a favor do ambiente como um todo: conosco, com a natureza, com a cidade, com todos?

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, Cap. I, Art. 1º, 1999).


Hoje lembrei de um programete que fazíamos enquanto equipe do radiojornal universitário Uniderp Notícias, o Minutos da Ciência. Gostava muito de produzi-lo, por este motivo, vamos revivê-lo aqui nestes audiocasts e, quiça em 2011, praticá-los em escolas públicas no cone sul do estado de Rondônia, como projeto de extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Vilhena. Vamos torcer para que nossas crianças e adolescentes produzam bastante para nosso blog audio e, mais do que isso, que estes estudantes possam se tornar cidadãos críticos e mais ativos nestas questões.


Ao som de Minutos da Ciência (Evelyn Morales e André Lima)

Minutos da Ciência - Aquecimento global


(...)

Minutos da Ciência - Tecnologias para os carros do futuro



(...)


Minutos da Ciência - Desmatamento na Amazônia I



(...)



Minutos da Ciência - Desmatamento na Amazônia II


(...)

Nenhum comentário: