quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudantes de Ouro Preto discutem iniciação científica no ensino básico

O termo iniciação científica casaria bem mais com universidade, mas em Ouro Preto do Oeste, município a 330 km de Porto Velho, estudantes da escola estadual Joaquim de Lima Avelino mostram que é no ensino básico que se aprende e aplica os primeiros passos do mundo da pesquisa científica.

Com o tema “Aprender a aprender”, o III Salão de Iniciação Científica na Educação Básica começou na terça (9) e segue até quinta-feira (11) com palestras, apresentação de artigos científicos produzidos por alunos dos ensinos fundamental e médio da própria escola.

Texto e fotos: Evelyn Morales

Uma das coordenadoras do evento, professora Denise Verônica de Andrade, explica que esta é uma maneira de preparar os alunos para que saibam, conheçam e vivenciem a produção científica antes de cursar o ensino superior. “Eles estão empolgados com toda a produção que envolve pesquisa de diversos assuntos relacionados às disciplinas, em suas respectivas séries. Ao final, eles produzem vídeos, roteiros e impressos com as informações estudadas, além de comunicarem esta atividade através da elaboração de um artigo científico”, explica Denise.

Na noite de abertura, a professora da Evelyn Iris Leite Morales Conde, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, ministrou uma palestrante sobre a importância de saber se comunicar na escola ao utilizar as mídias no processo de ensino-aprendizagem. “Renomados autores destacam que a tecnologia da informação e comunicação são importantes aliadas na produção diferenciada de conhecimento, e foi isso que levantei na palestra para que os professores e alunos saibam do valor de suas produções na escola Joaquim de Lima”, enfatizou Morales, que também atua como bolsista-pesquisadora do programa Mídias na Educação em Rondônia.

O auditório da escola ficou lotado com a participação de alunos, pais, professores e convidados que ficaram entusiasmados com a apresentação dos projetos que foram desenvolvidos este ano. Cada professor responsável mostrou os principais objetivos de cada trabalho aplicado.


As atividades do III Salão de Iniciação Científica continuam nesta quarta (10), a partir das 19h, com oficinas e a palestra “A importância da formação continuada do profissional da educação para melhoria da qualidade da Educação Básica”, ministrada pelo secretário-adjunto do Ministério da Educação, Francisco Fernandes; e na quinta (11), às 19h, com apresentações do posters elaborados pelos estudantes iniciadores científicos da escola.



Ao som de Across the universe (The Beatles)

Nenhum comentário: