domingo, 30 de setembro de 2012

"A" de alternativo e "R" de reutilização!

Por causa de uma conversa - do nada - com uma aluna nossa da universidade, acabei postando no facebook um trabalho de "marcenaria-de-meia-tigela" que fiz aqui pra minha casa. (E olhe que essa conversa rendeu, hein! Meninos do céu...era 1h da madruga...pior que esse dia fui dormir só às 7h da manhã, affff...mas valeu)


Resultado da "molecagi"

Seguinte...desde criança eu fico inventando moda, copiando moda, reciclando as coisas, mas nunca dei publicidade a essa aptidões...hehehe...vou mostrar aqui, pois penso que pode ser inspiração para quem se interessar! É um elemento decorativo alternativo e seguindo alguns princípios de sustentabilidade, como os famosos "Rs" que já comentei no post Prontos para os três ERRES??!

Neste caso, usei mais a REUTILIZAÇÃO...e vamos aos trabalhos! Para fazer este tipo de "rack" você vai precisar de:

- 3 caixotes de supermercado
- Lixa fina para madeira
- 1 lata pequena de tinta acrílica a base d'água (reaproveite da reforma de sua casa, de parentes ou vizinho)
- 1 lata pequena de verniz a base d'água (seca mais rápido!!!)
- rolinhos de espuma para pintura
- pincel para acabamento dos cantinhos
- 1 bisnaguinha de silicone (para colar as caixas à prancha de madeira)
- 1 prancha de madeira aglomerada do tamanho dos caixotes unidos (reaproveita peças de madeira que soltaram de armários velhos, cabeceiras de cama ou até mesmo portas sem uso - mas tem que cortar sob medida)
- 1 tampo de vidro em cima (só para dar acabamento funcional e visual - pode deixar sem, caso não o queira)
- Cerca de meio período do dia para execução da obra...hehehe...tem que esperar as caixas secarem da lavagem e depois da pintura também!


É tudo muito simples demais da conta sôw!!! Lave as caixas com água misturada com um pouco de desinfetante e alcool para tirar aquele "cheirinho boooommm" de lixo do mercado. Deixe secar na sombra. Quando tiver seco, lixe as partes mais ásperas e tire as farpas mais visivelmente "maloqueiras" (hehehe) para dar um acabamento legal.

*FAÇA TODO O PROCEDIMENTO DE PINTURA COM AS CAIXAS LIVRES, OU SEJA, FORA DO ESQUEMA DE MONTAGEM FINAL.

Com a tinta acrílica da cor que você desejar ou tiver, pinte uniformemente a caixa utilizando o rolinho de espuma...pinte a primeira "demão", espere secar, pinte outras duas "demãos"....a cobertura vai ficar bacana, principalmente se for cor escura ou chocante!!! Ah...não esqueça de observar os vãos e frestas das caixas, os cantinhos, cuidado para não deixar sem pintura. Por isso é importante usar o pincel para acabamento!

Depois que a tinta acrílica secar é a vez do verniz. Pegue o pincel e vá pincelando sobre as caixas. Faça o mesmo procedimento de "demãos" para ficar um brilho vibrante!!!

Mesmo depois de mais de um ano, as caixas ainda brilham (na luz do flash, mas brilham, hehehe)


Depois da pintura e da seeeecageeeem, a montagem é simples. Primeiro, coloque as rodinhas em posições estratégicas na prancha de madeira (já pintada também!!!!).  Cuidado com a lógica "físico-quântica" no posicionamento das rodinhas kkkkkkkkkkkk...brincadeira...tem que ter lógica, né gente! Eu coloquei 5 (uma em cada canto e outra bem no centro da prancha) para garantir o suporte do peso. Depois, uni as caixas em cima da prancha de madeira. Tava tudo bem, tudo certo, mas é preciso fixar essas caixas na prancha...daí eu usei silicone entre a prancha e o fundo inferior e lateral de encaixe das caixas.

 Observem o posicionamento das rodinhas abaixo da prancha e as caixas acima

Bom, eu coloquei um tampo de vidro fino, sob medida, só para colocar pecinhas de decoração e ficar mais estável. A ideia é deixar o mais simples possível, mas, às vezes, eu exagero...hehehe...aproveitei meu bonsai, livrinho dos Beatles, potinhos indianos e um poema lindo sobre as estações do ano de Pablo Neruda. Aiii aiii...vou chorar...kkkkkkkkkkkkk

  Vidro pode ser "temperado" aos que preferem mais segurança. O meu é sem sal, por favor! kkkk

E o resultado é esse: muita loucura, falta do que fazer, criatividade, pouco dinheiro, falta de terapeuta na cidade...hehehehehe...é sério...é uma form divertida, econômica e saudável de proteger nosso planeta e alegrar nossa casa aqui na Terra...

É isso! Quando eu tiver menos preguiça eu posto meus outros "dotes" de moça prendada! kkkkkkkkkkkk

AO SOM DE: Na sua estante (Pitty) hehehe

"Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim 
A segunda é ver o outono 
A terceira é o grave inverno 
Em quarto lugar o verão 
A quinta coisa são teus olhos 
Não quero dormir sem teus olhos. 
Não quero ser... sem que me olhes. 
Abro mão da primavera para que continues me olhando"

(Pablo Neruda)

Um comentário:

Unknown disse...

Acho maior barato. Cuto mesmo. vivo olhando essas decorações na web. Mais não tenho esses dotes como você, "mil e uma utilidades"!rsrsrs