terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rádio, rádio, rádio!!!

Dizem que o dia do rádio é hoje, dizem que foi dia 20, 22 ou 23 de setembro. Estudos apontam para a emissão do discurso do Epitácio Pessoa...outras pela iniciativa de Roquete Pinto. Ai, quer saber...aqui, para mim, não faz muito sentido! O que eu não poderia deixar de registrar é a minha profunda paixão e respeito por este veículo, afinal, vivo injetando materiais por aqui com a mesma ideia, sempre: RÁDIO, RÁDIO, RÁDIO...e claro, com a nossa muito prezada EDUCAÇÃO AMBIENTAL! Oras...divulgando e cantando e radiando as canções, informações e paixões...hehehe!

Galera da turma de Rádio do Mídias na Educação - Vilhena (1ª oferta)

Quando eu era pequenina, amava ouvir os programas musicais com o tema Rock 'n roll, baby! Éééé, o tempo foi passando e minha história com o rádio continua firme e forte. Obviamente mudou um pouco, mas fortalecida. Entrou em meandros científicos, porém, não menos apaixonantes (apesar da ciência nos alfinetar para ficarmos longe de nossos objetos de estudo...enfim!!!)...

Meu bom e velho pai tem muita influência nessa paixão. Aos sábados, nos meus 12, 13 anos, eu escutava seus programas na Rádio Caiari e ficava louca para ligar e pedir músicas, participar dos quadros de "pergunta-resposta"...até que um dia, o feitiço virou contra a feiticeira...hehehe...e lá se vão quase duas décadas de companhia apaixonante deste meio em minha vida!

Saí de casa para estudar ainda adolescente e o rádio esteve presente em dois super momentos: nas primeiras participações na Rádio Brasil do Rio de Janeiro, com transmissões de boletins direto de Cuiabá e depois ao conhecer uma pessoa MA-RA-VI-LHO-SA, Sérgio Kiss, na faculdade de Comunicação. Como esse cara me inspirou!!! Aliás, me inspira...e eu mal saberia que 10 anos depois ele viria a ser o meu padrinho de casamento!Padrinho no rádio, padrinho na vida! Esse CARA, super-ultra-mega-power-blaster competente radialista e jornalista de Mato Grosso, seja em seus programas noticiosos ou de entretenimento, me ensinou muita coisa (ainda me ensino muitoooo)...mesmo ele sem ter a consciência de que o que respira(va) me atinge(ia) positivamente! Eiiiiiiiiiita cachaça braba!!!!

Essa é velhaaaa...na CBN Pantanal em Campo Grande/MS (tipo...uns 12 anos atrás??)

Depois o rádio foi me entorpecendo, PARA O BEM. Quando menos percebi, os trabalhos que passei pela Rádio CBN Pantanal, Rede Boa Vontade, Segredo FM, Rádio Cidade FM, Educativa FM, Uniderp FM, Cultura FM foram virando vício...reconhecimento, prêmios, estudos...e agradeço aos professores SENSACIONAIS como Sérgio Kiss, Renato Baumer, Carlos Eduardo Bortoloti, Arlindo Florentino, Ben Hur, Rúbia Vasquez, Celito Espíndola, Clayton Sales e tantos outros.

Agora é hora de mais multiplicação de informação!!! O rádio faz parte da minha vida com pesquisas, extensões e projetos de intervenção pedagógica nas escolas de Rondônia...e mais uma vez a paixão fica explícita: rádio é DEZ! Trabalha oralidade, trabalha escrita, trabalha a autoestima, trabalha a percepção auditiva e muito mais que isso: TRABALHA A CRIATIVIDADE...IMAGINAÇÃO! Quer coisa melhor??!!

Então é isso. Salve o RÁDIO! Salve a tod@s que trabalham com este veículo de maneira honesta, íntegra, séria...no aspecto de fazer o rádio FAZER SENTIDO na vida das pessoas, SEMPRE!!!

Ao super som de CAMINHOS ME LEVEM (com Almir Sater)

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom conhecer um pouco mais de você. Ah, tbm gostei de ver sua foto antiga...rs

LC Pereira disse...

Bela palavras sobre esta potência que é o Rádio. Tenho orgulho de citar que já fui seu aluno minha querida mestra e "xerifona". Deus lhe dê mais inspiração e, veja como a querida Rádio Caiari tb faz parte de nosso rumo, e de tantos outros que por lá passaram como vc fala: até seu pai foi comunicador lá.

Abç do Luis Carlos Pereira

... disse...

Fashion, né Ana?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

... disse...

Então, rapááá! Rádio é cachaçaaa...pode ser sem alcool, com alcool...hehehe...se tem onda, é rádio! hehehe